O impacto dos Drones no mercado de trabalho

O impacto dos Drones no mercado de trabalho

É evidente que o desenvolvimento da tecnologia tem atingido diretamente o mercado de trabalho. Negócios como, o ramo especializado em Drones, têm sido altamente procurados pelos grandes CEOs de empresas reconhecidas mundialmente.

Pensando por esse lado, o Podcast de Belo Horizonte, convidou um especialista no mercado audiovisual, mais especificamente em Drones, para sabermos mais como funciona essa tecnologia e como ela pode ser aplicada diretamente no cotidiano das empresas.

Lord Drone

Davi Caetano, é consultor e CEO da empresa Lord Drone Imagens Inteligentes, é formado em comunicação social, pós-graduado em gestão de projetos, trabalhou em empresas de segmentos de mineração como a Vale S. A., a MMX Mineração e Metálicos e a Kinross Gold Corporation. Neste ano de 2023, Davi completará 7 anos de empreendimento no seu negócio, que fica localizado na Zona Sul de Belo Horizonte.

Nosso idealizador do Beagá Podcast, identificou símbolos presentes no uniforme de Davi, do qual esclareceu no Estúdio RVL um pouco sobre eles. Ele explicou que o desenho do lado direito, é a logo da maior fabricante de Drones do mundo, DJI, que atende cerca de 85% do mercado mundial de Drones e da qual a Lord Drone representa. Já a logo caracterizada no lado esquerdo, é a marca que surgiu por um sonho em ser diferencial no mercado de Drones, ou seja, a logo de sua empresa

Áreas de atuação com o Drone

Seguindo a nossa conversa no estúdio de Podcast de Belo Horizonte, Davi Caetano nos trouxe um pouco sobre o crescimento do mercado de Drones no Brasil. Segundo ele, esta área está em forte evidência por ser um ramo vasto, que possui diversas formas de entrada, como o audiovisual, o mercado imobiliário, entre outros. O CEO da empresa Lord Drone, por exemplo, ingressou no ramo através do mercado audiovisual.

O empresário nos trouxe estatísticas diretamente da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), referentes ao crescimento do mercado de drones. De acordo com ele, em 2002 o ramo gerou cerca de 30 bilhões de dólares e em 2032 a estimativa é que esteja girando em torno de 279 bilhões. Durante a pandemia de Covid-19, também foi possível observar um crescimento de 11,3% em 90 mil novos equipamentos registrados no Brasil.

O consultor também ressaltou, que os drones podem ser utilizados em diversas áreas, como, por exemplo, a venda de uma fazenda, já que a gravação feita por drone, consegue alcançar uma visão ampla e com exatidão do espaço em um todo. O drone pode ser aplicado também, em obras/construções, empresas de marketing, concessionária de carros, inspeções visuais na qual podem ser usados sensores termais e ainda um processo de grande valor, apontado por Davi no Beagá Podcast, é a inserção do mercado de drones na agricultura.

Basicamente, a utilização de drones em lavouras, serve como uma possibilidade para se obter uma visão aérea e totalmente ampla do cultivo através das técnicas de aerofotogrametria e também de drones FPV. A tecnologia também pode ser vista na pulverização de insumos agrícolas, e no monitoramento de todas as etapas dos processos agrícolas.

Drones Agrícolas

Atualmente o drone é considerado um recurso altamente funcional que se encaixa no modelo de “agricultura 4.0”, visando a facilidade no cotidiano do agricultor, visto que, dados levantados por Davi Caetano no Podcast de Belo Horizonte, é que a aplicação evita cerca de 7 a 10% de perda do cultivo diferentemente de outros recursos, como, por exemplo, o trator.

O time do Beagá Podcast, não poderia deixar de mencionar, as dicas deixadas por Davi no Estúdio RVL, relacionadas a como ingressar no mercado de drone em BH, como também para os iniciantes na carreira. Ele destacou que é importante se capacitar e encontrar uma empresa séria, como a Lord Drone, para a busca de orientações, da mesma forma orientou que se você estiver pensando em fazer um teste no drone ou até mesmo um treinamento, é necessário procurar lugares sem interferências eletromagnéticas e saber qual drone adquirir antes de comprar.

Todas essas orientações, você encontra em consultorias e treinamentos que a empresa de Davi Caetano oferece. Ao chegar lá, a Lord Drone irá avaliar seu perfil e passar indicações certas para se tornar um profissional na área.

Riscos de voar com Drone sem experiência

Em continuidade do 10° episódio do Beagá Podcast, Davi repassou algumas orientações relacionadas à legislação do veículo aéreo e os principais riscos de um profissional colocar em voo esta pequena aeronave, sem experiência prévia. Ele citou que pode acontecer, por exemplo, uma situação de um drone colidir com um helicóptero por estar em um heliponto – área delimitada para a decolagem de helicópteros.

Entre outros riscos citados pelo especialista no Podcast de Belo Horizonte, está o principal, que é não ter o drone registrado na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Para o cadastro de sua aeronave, é necessário homologação na ANATEL, posteriormente cadastrá-lo na ANAC e também registrá-lo no DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e por fim obter um seguro que garanta a proteção de danos a terceiro de ser drone.

Ative seu Podcast no Estúdio RVL!

Por fim, na finalização do podcast de Belo Horizonte, o CEO da empresa Lord Drone relatou um serviço interessante que os drones também conseguem realizar, que é o lançamento de cabos guias em linhas de transmissão para transportar cabos elétricos de alta tensão.

Ative seu Podcast no Estúdio RVL!

Esse episódio do Beagá Podcast, está recheado de informações úteis que com toda certeza fará diferença em sua vida, mas não poderíamos deixar de acrescentar que você também pode ativar o seu próprio podcast no Estúdio RVL, onde você será atendido por uma equipe exclusiva que conta com uma estrutura pronta para a sua gravação.

Seja um dos próximos que terá o seu negócio transformado no Estúdio de Podcast de Belo Horizonte.

No Comments

Post A Comment